Exposição Brasil Futuro encerrou sua temporada em Salvador✨
A Bahia recebeu a maior versão da exposição: além de contar com a maior curadoria e mais de 300 obras que ocupam os três andares do centro cultural localizado no Pelourinho, a abertura em Salvador contou com a presença e a voz da Ministra Margareth Menezes junto ao público, artistas e demais autoridades presentes. A Bahia recebeu a exposição com patrocínio da SUFOTUR de 1 a 30 de Novembro de 2023
Durante a itinerância a exposição teve destaque no alcance de público, com visitação de mais de 60 mil pessoas em Brasília, em 2 meses (média de 30 mil por mês), e cerca de 200 mil pessoas na versão da exposição no Festival da Posse. Em Belém foram mais de 36 mil pessoas, em 3 meses (média de 12 mil por mês), e mais de 10 mil pessoas na versão da exposição para o Festival Amazônia Mapping. A visitação média da edição de Salvador chegou a 10 mil pessoas por mês.
No espaço do Solar Ferrão os visitantes puderam conferir também uma curadoria de obras feita especialmente para a capital baiana, realizada por Adriana Cravo, Daniel Rangel, por representantes do Acervo da Laje e o Zumví – Arquivo Afro Fotográfico. Peças do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia e do Museu de Arte da Bahia foram agregadas no decorrer da itinerância da exposição por todo o país. Brasil Futuro reuniu peças de artistas consagrados como Djanira, Mestre Didi, Mário Cravo, juntamente com contemporâneos Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Flávio Cerqueira e o Bastardo, que integram a mostra.
A exposição foi subdividida em quatro núcleos: Retomar Símbolos; Descolonizar; Somos Nós; e Tudo é Dádiva – este último nascido do encontro com as curadorias e acervos locais – que pensam a representação de grupos invisibilizados ao longo da história. A mostra contou com atividades educativas e visitas de grupos e/ou instituições educacionais em sua programação, durante seu período expositivo.
A exposição Brasil Futuro teve apoio
do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado e da SUFOTUR.
Comentários
Postar um comentário